ITA 24 Horas - Sistema de Segurança em Belo Horizonte | Câmeras de Segurança em BH | Instalação de Alarmes em BH
  

PROJETOS ESPECIAIS PARA CONDOMÍNIOS

Diante da sofisticação dos crimes e violência crescentes, as empresas de segurança proliferam rapidamente, o que nem sempre é garantia de serviços de qualidade, e, dentre elas, a segurança condominial se tornou uma especialização, cujo principal objetivo é atuar preventivamente em complexos residenciais ou comerciais, verticais ou horizontais, para minimizar as ocorrências criminosas contra estes e a própria vida humana. Em vista disso, apresentamos aqui um roteiro de atuação nesta área, que orienta os administradores dos condomínios, para que tenham parâmetros ao definir a quem confiar o projeto de segurança e sua instalação, que são dois itens distintos, de modo que um não interfira no outro, para que não haja conflito de interesses.
A eficiência do processo de segurança começa com um bom diagnóstico da situação, que inclui, através de levantamento, perceber as carências locais (falta de policiamento, facilidade de invasão, incidência criminal, etc), localização e vias de acesso da região, rotina condominial, até particularidades dos indivíduos, em casos de condomínios residenciais (se haverá necessidade de esquema especial), e que atividades são exercidas, em casos de condomínios comerciais ou industriais.
Este estudo é que vai determinar o nível do risco sobre o qual será desenvolvido todo o projeto da segurança, que se apóia em três subsistemas, em constante equilíbrio sinergético, que são:
 
* Infra-estrutura 
* Equipamentos eletrônicos
* Procedimentos
 
Infra-Estrutura
A infra-estrutura é a parte física e fixa de um condomínio, formada pelo conjunto de grades, portões, muros, cercas, guaritas, sistema de iluminação muitas vezes negligenciado, embora seja eficiente e de custo relativamente baixo,e manutenção simples, dentre outros.
 
Equipamentos eletrônicos
Existem centenas de milhares de combinações de tipos e características de equipamentos eletrônicos, que podem ser utilizados nestas ocasiões, e cada vez mais sofisticados e eficientes, que permitem desde antever alguma ação criminosa, possibilitando providências para que não ocorra, até ajudar na identificação de criminosos caso ela aconteça.
Dentre os principais sistemas de apoio eletrônico estão:
 
* Sistema de alarmes
* Sistema de CFTV
* Sistema de controle de acesso
 
Procedimentos
O conjunto de procedimentos fará a complementação dos demais subsistemas, de forma a criar um amálgama e aumentar a sinergia entre eles, minimizando possíveis falhas tanto da estrutura quanto dos equipamentos eletrônicos.
Dentre os três subsistemas este é o mais dinâmico e será adequado ao ambiente para o qual o projeto for feito, devendo ser seguido por todos do condomínio, empregados e usuários, que deverão ser conscientizados e treinados para o sucesso do mesmo.
Uma vez que o projeto de segurança esteja definido, cabe aos responsáveis pelo condomínio buscar uma empresa idônea que possa executá-lo.